Como uma Consultoria de Marketing pode mudar o rumo da sua empresa?


Marketing Digital, como vai mudar o rumo da sua empresa?

O trabalho de uma consultoria de Marketing Digital é de extrema importância, consegue detetar os problemas com mais facilidade, a partir de uma análise minuciosa das suas estratégias. Então, aponta o que deve ser melhorado e como contornar os problemas diagnosticados.

Como funciona a consultoria de Marketing Digital?
O trabalho de consultoria de Marketing Digital pode consistir num único profissional ou em uma equipa especializada. Tudo para identificar quais métricas, indicadores e outros pontos podem ser melhorados.


O diagnóstico é feito em etapas que direcionam pontos de avaliação, mas é claro que elas variam de projeto para projeto. Alguns pontos que podemos citar são:

  • conhecimento dos valores, missão e objetivos, em curto, médio e longo prazo;
  • mapeamento da presença online da marca;
  • confirmação dos objetivos pós-análise dos dados e diagnóstico;
  • indicação do plano estratégico adequado para as melhorias.

Assim, a consultoria de Marketing Digital consegue ajudar a elaborar com mais eficiência o plano estratégico. Isso é feito sugerindo melhoras nas ações já existentes e propondo alterações e desenvolvimento de pontos não explorados anteriormente para adequá-los aos propósitos das metas.

Utiliza ferramentas especializadas rumo aos melhores resultados, estabelecendo parâmetros para realizar um trabalho de qualidade nas ações. As atividades incluem:

  • diagnóstico de problemas e falhas;
  • análise do público-alvo;
  • adaptação das estratégias atuais;
  • planejamento de campanhas;
  • monitoramento de resultados;
  • acompanhamento de tendências;
  • análise da concorrência;
  • entre outras.

As ações permitem chegar às soluções ideais para o seu negócio, atendendo ao nicho específico. A partir de cada atividade da consultoria de marketing digital, é possível personalizar as suas estratégias para alcançar o público-alvo e interagir com ele de maneira mais incisiva e eficaz.

Digamos que você trabalhe com vendas de veículos automotivos, mas as suas campanhas estão tão desalinhadas que impactam mais o público que procura por motos. Todo esse trabalho de diagnóstico consegue identificar o que deve ser melhorado para que você alcance quem realmente deve: interessados em carros.

E isso pode ser o motivo pelo qual as suas campanhas dão pouco resultado, independentemente do seu setor! Então, o funcionamento da consultoria pode ajudar a focar os esforços de Marketing no público-alvo.

Quais são os benefícios para a sua empresa?
Contratar uma consultoria traz diversas melhorias ao seu negócio, vamos ver algumas delas:

Diagnóstico de visão geral do negócio.
Você já parou para pensar na quantidade de dados gerados a cada dia na internet? As páginas que você visita na internet são o que definem seu perfil, pelo menos levando em conta os dados. Ou seja, as empresas podem (e devem) utilizar essas informações para alavancar as campanhas e, assim, aumentar as vendas.

Mesmo sendo o gestor da empresa, há informações que somente uma consultoria de Marketing Digital é capaz de identificar. Entre elas, você pode se perguntar: quais são as palavras-chave que fazem o internauta chegar ao seu site? Quanto tempo ele passa interagindo com o seu conteúdo? A qualificação dos seus leads é feita corretamente?

Se não consegue chegar às respostas, é melhor confiar à análise detalhada de um profissional para obtê-las.

A Internet pode dar todos os dados que precisa para entender o seu negócio. No entanto, é preciso saber interpretar essas informações e aplicá-las em uma estratégias efetivas. Nem todos os números fornecidos em relatórios emitidos pelos softwares serão importantes ou vão ajudá-lo. Afinal de contas, se não souber o que eles representam, a quantidade maciça de dados pode atrapalhar mais do que ajudar.

Além disso, o profissional de Marketing poderá proporcionar um levantamento mais detalhado da sua concorrência, cenário do mercado e perfil do público-alvo. Com tudo isso, será possível elaborar uma estratégia que pode ser trabalhada não somente nesse setor, mas em outros como o de vendas, por exemplo.

Se é o dono da empresa, certamente faz diversas funções. Os responsáveis por várias tarefas fazem um pouco de tudo, mas nada com o desempenho que poderia ter se fosse totalmente focado, já imaginou?