6 dicas de marketing pessoal essenciais

6 dicas de marketing pessoal essenciais

1. Estabeleça sua presença digital

Para justificar este ponto, vou contar uma breve história.

Quando Pedro visitou a empresa de um potencial fornecedor, encontrou-se com Raísa, a presidente da empresa.

Ao fim da reunião, a primeira atitude que tomou foi buscar o nome da executiva no Google.

Assim, ele acabou caindo em seu site oficial, no qual observou suas principais atribuições, depoimentos de clientes e conteúdos ricos.

Dessa maneira, ficou fácil tomar uma decisão.

Observe que o estabelecimento da presença digital tem como objetivo principal fazer com que você seja encontrado.

Além disso, estabelecer uma perspectiva favorável para criar atalhos para seus objetivos de negócios.

Por isso, vale a pena investir em canais como site, blog e principais redes sociais.

No mundo corporativo, friso a importância do LinkedIn, principalmente para negócios B2B.

Entretanto, há outras plataformas que ajudam no cumprimento de funções específicas de marketing digital, como o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o Pinterest.

2. Crie uma identidade

Também conhecido como assinatura, esse elemento está para uma pessoa assim como a identidade visual está para uma organização.

No entanto, em vez de um logotipo e outros componentes visuais, temos o nome, o rosto, a voz, a apresentação, os trejeitos e demais itens que compõem a imagem individual.

O nome, por exemplo, não é necessariamente como o de registro, mas o pseudônimo pelo qual você deseja ser reconhecido.

Já a identidade do rosto inclui suas imagens em perfis sociais e outros canais digitais.

Nesse caso, vale a pena investir.

Assim como um designer é responsável por desenvolver uma marca profissional, um fotógrafo tem muito a contribuir para fotos qualificadas.

O restante dos elementos inclui técnicas de oratória, moda, habilidades sociais, entre outros.

3. Participe de eventos do seu mercado

Outra atividade que gera bons resultados no marketing pessoal é a participação em eventos.

Tais congregações não apenas geram visibilidade em um âmbito geral, mas contam com um grande diferencial: a segmentação do público.

Ora, ao participar de acontecimentos corporativos, há um filtro natural de pessoas interessadas em seus valores e ideias.

Ou seja, uma audiência altamente qualificada.

Como dito, o desenvolvimento de um personal branding eficiente gira em torno da aquisição de público e conquista de confiança.

Por conta disso, é preciso aproveitar-se de circunstâncias favoráveis para criar uma imagem ainda mais condizente com seus objetivos.

4. Faça networking online e offline

As relações pessoais são um dos pilares do marketing pessoal.

A maneira com a qual você expande a sua rede de contatos é um método valioso para prospecção de potenciais compradores.

Por isso, nas esferas on e offline, invista em interações.

Pode parecer pouco, mas as pessoas realmente levam em consideração o convívio, o diálogo e as experiências passadas.

No mercado atual, os laços precisam ser estreitos para garantir a segurança necessária para o fechamento do negócio.

5. Gere conteúdo relevante

Você já deve ter ouvido falar que o conteúdo é rei.

Eu concordo plenamente com essa afirmativa.

A criação de material relevante para a sua persona é capaz de gerar resultados realmente eficientes para o negócio.

Por meio de técnicas de marketing de conteúdo, você gera valor ao público e constrói a sua própria reputação no mercado.

Os formatos podem variar: artigos otimizados para o Google, LinkedIn Pulse e Medium, ebooks aprofundados, podcasts, videoaulas e infográficos estão entre os mais populares.

6. Adquira mídia

A mídia adquirida é uma das principais responsáveis pela geração de autoridade.

Trata-se, por exemplo, da citação em outros sites e blogs, entrevistas concedidas a órgãos de imprensa e referências em jornais e revistas.

Em outras palavras, qualquer tipo de mídia orgânica, gerada de maneira espontânea.

As pessoas tendem a confiar mais em informações divulgadas por terceiros, pois pressupõem uma análise imparcial.

Esse tipo de reconhecimento tem ainda o efeito “bola de neve”, estimulando convites para participação em outros eventos.

Influência das redes sociais no Marketing Pessoal

uso de redes sociais no marketing pessoal

Não dá para negar a influência das redes sociais no marketing pessoal.

Como essa estratégia está vinculada à imagem, é preciso marcar presença nos pontos de encontro das pessoas no ambiente digital.

Ou seja, nas plataformas de interação.

Cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, que devem ser analisados na etapa do planejamento.

O LinkedIn é uma rede social profissional, que incentiva a composição de parcerias e é uma excelente fonte de aquisição de clientes.

O Facebook tem como foco a versatilidade, servindo também como alicerce para divulgação de eventos, criação de grupos e interações interpessoais.

Já o Instagram é uma rede social voltada aos vídeos e imagens, o que culmina em boas oportunidades para negócios voltados à estética do produto ou serviço.

O YouTube, por sua vez, é ótimo para gerar autoridade, já que o marketing em vídeo alia todos os elementos da imagem pessoal.

Existem ainda diversas outras mídias sociais que oferecem distintas oportunidades para desenvolver o marketing pessoal.

Pesquise, analise e decida qual delas tem o maior potencial de estímulo para o seu negócio.